Expectativas D800

Com a divulgação do lançamento da Nikon D800 e analisando as características técnicas apresentadas, fica claro que essa supera em praticamente todos os aspectos a D700, mas há uma área específica causando incertezas: o novo sensor de 36Mp, com o triplo de pixels da D700.

Inicialmente isso poderia ser entendido como mais uma vantagem, porém temos dois potenciais problemas: ruído do ISO e mercado.

Simplificando, para um mesmo tamanho de sensor com uma quantidade maior de pixels, temos uma densidade (pixels dividido por área) mais elevada do que a D700 (cuja qualidade do ISO é excelente) e essa densidade é um dos fatores que influenciam a captação de luz e ruído.

Alguns sites da internet divulgaram um comparativo de ruído entre imagens da D700 e D800 – http://nikonrumors.com/2012/02/22/nikon-d800-vs-nikon-d700-high-iso-comparison.aspx/ – e se essas forem reais*, a D800 é uma câmera excepcional! Segundo o site da Nikon, eles desenvolveram novos métodos para manipular a transmissão da luz com o objetivo de manter a qualidade das imagens, o que poderemos constatar mais adiante, quando começarem a abastecer o mercado com a D800.

Quando foi lançado, a D700 não tinha um concorrente direto, mesmo levando em consideração a Sony A900 e a Canon 5D Mark II (preços  no mesmo patamar), por se tratarem de câmeras com objetivos diferentes. Enquanto que a D700 sacrificava resolução para se conseguir uma qualidade maior em ISO alto, Canon e Sony tomaram a direção contrária, favorecendo a resolução.

Tirando do mercado a D700 e se a D800 não alcançar a qualidade da sua predecessora, a única opção mais acessível para quem busca uma câmera para tirar fotos com baixa luminosidade é a Canon 5D Mark III, recentemente anunciada e com expectativas de revolucionar o mercado com seu baixíssimo nível de ruído em ISO elevado (aguardem maiores informações dessa!).

A esperança para quem gosta de Nikon e demanda alto ISO, é a sucessora da D300s preencher essa lacuna, possivelmente se chamará D400 com sensor full frame de 16Mp, com a promessa de utilizar o sensor da D4 e outros artifícios.

*A publicação é extra oficial e nitidamente se observa que foram utilizados diferentes enquadramentos. Suspeito também de uma potencial diferença na resolução escolhida.

Lucas Bitar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: