Sensores Foveon. Qual a diferença? – por Lucas Bitar

Os sensores Foveon, quando comparado com outros sensores do mercado, utilizam um método totalmente diferente para detectar as cores. Quase todas as câmeras utilizam filtros na frente do sensor para que cada pixel receba a sua cor específica individualmente (vermelho, verde ou azul). Para se criar uma imagem completa nesses, algoritmos matemáticos são utilizados para se estimar os valores de 2 cores não medidas, baseada na quantidade que essas foram capturadas em pixels adjacente.
A tecnologia Foveon não utiliza filtros, no lugar, ela usa o conceito que cores diferentes podem penetrar diferentes extensões de silicone, logo, esse sensor mede o número de fótons capturados em três diferentes profundidades, capturando três vezes mais dados de cor por pixel.

O sensor “convencional” – tipo mosaico – captura 25% da cor vermelha e azul e 50% da cor verde. A figura abaixo mostra exatamente isso, juntamente com um desenho esquemático do filtro usado para que apenas uma cor específica ultrapasse uma determinada região do sensor.

 

 

A fabricante de câmeras e objetivas Sigma é a principal utilizadora desse tipo de sensor e por isso citaremos sua câmera SD1 neste post. A SD1, segundo o fabricante, tem um sensor de 46 megapixel (4.800×3.200×3 camadas). Isso tudo se traduz em 15 segundos para salvar uma imagem em RAW. Isso mesmo, 15 segundos!!! E não pense que você conseguirá usar outros commandos da câmera, pois alguns botões até mesmo param de funcionar durante a gravação. Fotografar uma sequência de 4 fotos? Espere frustantes 1 minuto para checar o foco e exposição! Tudo bem, esquecendo esse detalhe e não passando do ISO 400 (acima disso o ruído é considerável), você terá fotos com cores excepcionais!
Até a próxima!
Lucas Bitar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: