Balde de água = exposição… oi?

Hoje vamos falar um pouquinho de exposição. Por que você precisa saber disso?
 
Simples, a exposição de uma foto determina o quão clara ou escura essa será e para conseguir a exposição desejada, você precisa entender como essa é afetada por três elementos básicos: tempos de exposição, abertura do diafragma e ISO.
 
Para entendermos como o tempo de exposição e abertura do diafragma afetam a exposição, podemos imaginar diversas situações que exemplificam, desde uma janela aberta entrando a luz do sol ou uma mangueira de água com diâmetro variável conforme é pressionada.
 
Minha favorita: imaginem um balde cheio de água que corresponde a quantidade de luz necessária para que se tenha certa claridade na sua foto. Agora imaginem que esse balde esteja furado e vazando água! A abertura do diafragma é o tamanho desse furo e a água que vaza é a luz que chega ao sensor da sua câmera. Logo, para termos a imagem que desejamos, toda a água do balde (ou luz) precisa sair desse.
 
Quanto maior o furo, mais rápido a água vazará, portanto a luz também chegará mais brevemente ao sensor e menos tempo você precisará para se ter toda a água necessária para sua foto! Resumindo, quanto maior a abertura do diafragma, menor o tempo de exposição! E o ISO?
 
Bem, o ISO é o pressurizador do seu chuveiro elétrico! Sim, ele irá “aumentar” a velocidade que a água passa pelo furo (na sua câmera, multiplica o sinal da luz que o sensor recebe).
 
Agora que você já entendeu como esses três fatores podem iluminar sua imagem, vamos entender os efeitos que esses geram na sua foto. Num próximo post!
 
Abraços,
Lucas Bitar
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: